quinta-feira, 24 de maio de 2012

Quinta - 24 de maio


QUINTA - 24 DE MAIO

13h30min - APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
LOCAL: Multimeios
ORDEM DE APRESENTAÇÕES:


1 – 13:30 O modelo semiótico de Charles Peirce
Guilherme Magri Guterres
RESUMO
Este trabalho acadêmico tem como objetivo expor os principais elementos da semiótica de Charles Sanders Peirce. A partir da interpretação da visão pansemiótica do mundo e da abordagem do modelo de análise semiótica ­– análises icônica, indicial e complexa -, busca demonstrar a relação triádica entre os três sujeitos da semiose – significado, significante e objeto ou, também, interpretante, representante, referente. Expondo o processo de construção dos signos a partir das três categorias universais de toda experiência e todo pensamento – primeiridade, secundidade e terceiridade – visa compreender o caráter ilimitado das significações dos signos – condicionadas unicamente ao repertório de conhecimento do interpretante. Ainda, como parte ilustrativa do trabalho, aplicar o modelo de Charles Peirce em duas breves análises: litografia de Boris Gorelick, “Strange Fruit” (1939) e capa do disco “Animals” (1977) da banda inglesa de rock “Pink Floyd”; desta forma, comentar algumas qualidades e propriedades dos signos – ícones, índices, símbolos e códigos - e os processos mitificação, ou seja, formação de mitos e ídolos. Por fim, relacionar alguns elementos comuns entre a filosofia científica da linguagem peirciana ao pressuposto da sociologia fenomenológica de Edmund Husserl.

2- 14:00 O que mudou com as cotas na UFRGS?
Cristian Roni Conrad

RESUMO
Este trabalho tem como tema os impactos da adoção de cotas no concurso vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, estabelecida através da Decisão Nº 134/2007 do Conselho Universitário, na qual se inclui a modalidade de ingresso por Reserva de Vagas. O projeto de pesquisa “Perfis socioeconômicos dos vestibulandos da UFRGS: análises comparativas dos períodos anterior e posterior à adoção do Sistema de Reserva de Vagas” realiza, desde 2010, análises das variáveis socioeconômicas dos(as) vestibulandos(as) a fim de verificar as mudanças ocorridas por conta das cotas. A pesquisa, levada a efeito com o apoio de uma bolsa BIC/UFRGS, aborda alguns aspectos da pesquisa, mostrando alterações em algumas das variáveis socioeconômicas dos(as) candidatos(as) aprovados(as) no vestibular da UFRGS, antes e depois da adoção das cotas, comparando os(as) que estudaram integralmente na rede pública de ensino com os(as) que estudaram integralmente na rede particular. Utilizamos análises quantitativas e estatísticas, confrontando dados socioeconômicos dos(as) vestibulandos(as) inscritos(as) e classificados(as) entre 2007 e 2012. Esses dados provém dos Questionários Socioeconômicos preenchidos pelos(as) vestibulandos(as) no ato de inscrição ao Concurso Vestibular, fornecidos pela Comissão Permanente de Seleção em planilhas eletrônicas. Procedemos à transposição do volume de dados para o programa Statistical Package for Social Sciences – SPSS, onde foram organizados de modo uniforme entre os diferentes anos. O conjunto de resultados, disposto em tabelas e gráficos, evidenciou diferenças substanciais entre estudantes oriundos de escola pública e particular que se invertem após a adoção da Reserva de Vagas. Pretendemos com este estudo contribuir com o processo de avaliação da política adotada, a ser realizado em 2012, e para o conjunto de pesquisas já desenvolvidas sobre este tema, uma vez que incluímos dados atuais.

3 – 14:30 Cuidando da vida: o diálogo entre os ideários ecológico e religioso na igreja católica.

Junior Abalos

RESUMO

Esse trabalho é um recorte do projeto “Ambientalização Social da Religião”. O foco de interesse empírico desta investigação é a Pastoral da Ecologia, uma organização da Igreja Católica que tem como missão desenvolver o cuidado e a preservação do meio ambiente. A partir da proposta de trabalho dessa pastoral se pretende fazer um estudo de como essa igreja vem se apropriando do ethos ecológico e faz dele um discurso e uma prática internalizada e institucionalizada. Através de métodos de observação participante e entrevistas, busca-se relacionar práticas e discursos, opções pessoais e conflitos institucionais, interpretando como tal instituição se apropria do idioma ecológico e como este se reflete nas suas práticas. A partir desse contexto procuro refletir sobre como a Igreja Católica tem promovido práticas ecológicas seja no âmbito de suas próprias organizações, seja na esfera pública.
15h - RODA DE CONVERSA: "Sociologia Brasileira?"
LOCAL: Multimeios
FACILITADORA: Nina Becker (Licenciada em Ciências Sociais)

16h30min - OFICINA: "Antropologia Visual: Imagens e Sons Nacionais"
LOCAL: Multimeios
FACILITADORA: Camila Braz (pesquisadora voluntária do Navisual e graduanda em Ciências Sociais - UFRGS)

18h30min - MESA: "Os movimentos sociais estão acabando?"
LOCAL: Auditório da Genética
DEBATEDORES: Onir (Quilombo do Silva)
                             Marcelo Kunrath (Departamento de Sociologia - UFRGS)
                             Vanessa Gil (Cientista Social e Marcha Mundial das Mulheres)
                             Marilane Ferreira dos Santos (CPERS/Sindicato)

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